quinta-feira, 1 de julho de 2010

A IMPORTANCIA DOS 6 METROS NO HANDEBOL DE AREIA


VENHO ATRAVES DESTE COMENTAR A IMPORTANCIA DOS 6 METROS NO HANDEBOL DE AREIA, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO QUE É A MAIOR PENALIDADE DO JOGO EM SI. ONDE O ATLETA SE POSTA A 6,5 METROS DA BALIZA E SO TEM O GOLEIRO A SUA FRENTE, ONDE O ATLETA ESTÁ EM TOTAL CONDIÇÃO DE ARREMESSO E EQUILIBRIO.
EXISTE UMA NOVA POSTURA DE POSICIONAMENTO DOS ATLETAS DEFENSORES QUE SE POSTAM A 1 METRO A ESQUERDA E 1 METRO A DIREITA PARA TIRAR A CONCENTRAÇÃO DO BATEDOR.
DESTA FEITA O ATLETA PODE PERDER A ATENÇÃO DO GOL E PREOCUPAR-SE COM OS DEFENSORES E OCASIONAR O ERRO DO MESMO.
MANDEM OPINIÕES A RESPEITO DESTE FATOR DETERMINANTE DO HANDEBOL DE AREIA, ONDE PODE SE DECIDIR UM SET OU  ATÉ MESMO UMA PARTIDA, DEPENDENDO MUITO DO SEU ESTADO EMOCIONAL NO DECORRER DOS SETS.
AI VAI A PRIMEIRA POSTAGEM SOBRE A IMPORTANCIA DOS 6 METROS NO HANDEBOL DE AREIA.
COMENTEM FORMAS DOS 6 METROS SE TORNA EFICAZ E DETERMINANTE PARA A SET E A PARTIDA.
SAUDAÇÕES HANDEBOLSITICAS

PROF.XYKO/PB.

3 comentários:

  1. Xyko,
    Nesse último mundial essa prática diminuiu muito. Os árbitros afastavam quem queria ficar perto para atrapalhar. Particularmente nunca gostei dessa atitude. Prefiro ver meus atletas concentrados no rebote do que vê-los tentando atrapalhar o adversário.
    Nos 6 metros duas coisas me chamam a atenção: primeiro a facilidade de se fazer o gol, leva o atleta a relaxar e perder o arremesso; e a outra é o pouco tempo destinado ao tiro de 6 metros nos treinamentos.
    Espero ter ajudado. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Completando a informacao do professor Guerra, nao só diminuiu muito essa prática no 6 metros como está sendo abolida, como forma de preservar o fair play. Levando em consideraçao o que foi dito pelos arbitros durante o jogo, a recomendaçao dada aos mesmos, foi de que tal atitude nao pode ser tomada e é encarada como açao contrária ao fair play.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Xyko, muito bom este item da regra, uma coisa tão importante e que, quase não é levado a sério, bem, o que foi passado no Mundial em Antalya Turquia no mini - curso para os árbitros que atuaram é que não poderá mais os atletas da defesa "mexerem os braços", é recomendado aos árbitros que se aproximem e peçam para que os atletas "que podem ficar a 1 metro do executante", que baixem os braços por causa do Fair Play, a princípio não há punição neste lance, mais se o atleta fizer todas as vezes, ai o árbitro pode começar a punir progressivamente.
    Xyko, parabens pelo blog e espero ter ajudado.
    Abraços a todos......
    Silvio Lago

    ResponderExcluir