terça-feira, 24 de novembro de 2009

Handebol de areia (DEFESA 0-3)

Através desse venho iniciar o trabalho em cima da defesa 0-3 de handebol de areia.

Tomando atitudes defensivas na formação 0-3 no Handebol de areia onde o set se constitui o ataque em superioridade numérica contra uma defesa consequentemente em inferioridade, são as variáveis dos jogadores ofensivos contras as formas intuitivas dos defensores que na formação tática 0-3 proporciona uma menor possibilidade do jogador ofensivo de sobrepor ao defensor, onde o mesmo com experiência, raciocínio lógico e rápido se defende e contra-ataca com eficácia e objetividade.

Esse tipo de formação 0-3 necessita de algumas características básicas: ter um bom posicionamento de quadra, em relação a zona de substituição, ter uma boa visão periférica, ludibriar o Maximo o jogador ofensivo, ter uma boa dissuasão. E uma nova visão de uma formação defensiva no handebol de areia, onde o mesmo já é dinâmico e veloz que as decisões são tomadas em fração de segundos e mudam o resultado do jogo e consequentemente do set. É uma formação defensiva agressiva e determinante para o resultado final do set e jogo, onde taticamente analisamos o adversário e percebemos o adversário de menor capacidade de giro e finalização e deixamos o mesmo sendo marcado pelo goleiro defensivo (antecipação ou defesa técnica).

Essa nova formação 0-3 visa melhorar o jogador defensivo nos seguintes aspectos: posicionamentos dentro da quadra de areia, visão periférica mais atuante, aumento da velocidade de gestos (antecipação à bola), velocidade de reação maior da zona de substituição. Porem essa nova visão de observar a defesa de handebol de areia, onde fica mais dinâmico e rápido, precisando está na quadra atletas de capacidades físicas apuradas como velocidade, explosão em pequenos espaços da quadra, agilidade, longevidade e umas das principais “altura”.

E uma defesa que visa mudar o resultado do set em fração de segundos, onde o tempo do set é de 10 minutos e já fica muito reduzida a capacidade de mudança do placar em circunstâncias adversas pela equipes.

Esse tipo de defesa ainda está em período de adaptação e estamos com este artigo tentando melhora-la para que o nosso handebol brasileiro que já é vencedor torne-se sempre inovador e atualizado e observando que existem vários métodos de impedir o ataque da equipe adversária, que todo ele é realizado com superioridade numérica e isto dificulta as defesas terem um scoult positivo.

Um comentário:

  1. Aê Xyko parabens! pelo post.
    estou feliz que você continia me nos ensinando
    continue assim
    Aquele abraço;D

    ResponderExcluir